Acreditação Nível 2 Sanitas

Câncer de Pulmão

Agosto – Mês de campanha de conscientização e luta contra o Câncer de Pulmão.
O câncer de pulmão é um tumor maligno onde inicia geralmente em um dos pulmões, quando uma célula normal sofre uma mutação em genes relacionados à multiplicação celular. Essa mutação normalmente ocorre após a exposição a fatores de risco e faz com que a célula se multiplique descontroladamente.

É o câncer que mais mata no mundo, representando aproximadamente 25% das mortes entre homens e mulheres.

É o terceiro tipo de câncer mais frequentemente em homens e o quarto entre as mulheres.

A falta de ar e a tosse permanente são os sintomas mais frequentes, embora o principal causador do câncer de pulmão seja o tabagismo, os não fumantes também devem ficar atentos, pois há outros fatores que provocam a doença.

Além do tabagismo que é o principal vilão o contato com alguns elementos como o radônio e arsênio dentre outros, o contato com a poluição e a hereditariedade também são fatores de risco com a maioria dos tumores, o câncer de pulmão na maioria das vezes é assintomático em princípio, sendo que geralmente o diagnostico é tratado e já com a doença em estágio avançado, reduzindo em muita a chance de cura.

O diagnostico: Se faz por meio de exames de imagens e biópsia e o tratamento em várias etapas, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

Como todo o tipo de tumor as chances de cura só serão amenizadas com o diagnostico precoce, principalmente em pacientes do grupo de risco.



Voltar para o topo